2 de maio de 2016

Esteja preparado para a Internet das Coisas.


Novas oportunidade de negócios

A Internet das Coisas permitirá novos ramos de negócios aflorarem no mercado. Veremos empresas que se especializarão na criação de frameworks, o suporte entre o produto e o aplicativo que o conecta na rede. Como a possibilidade de produtos são quase infinitas, cada um precisará de uma framework específica, ou seja, o mercado será imenso. Por isso veremos diversas empresas se especializarem nesse novo ramo.

                                                   


Operações inteligentes e eficientes

Um dos pontos chaves desse conjunto de inovações tecnológicas é a quantidade de informação que as pessoas geram. Como quase tudo estará conectado na internet, nós produziremos dados constantes sobre diversos pontos de nossas vidas. Quantas vezes usamos tal aparelho ou quais os tipos de alimentos que estamos consumimos, por exemplo.

Toda essa informação produzida pode ser analisada e aplicada diretamente nas empresas. Assim, elas saberão exatamente o que fazer para agradar melhor o seu cliente, podendo agilizar a resposta às suas necessidades.

Estar conectado com seu cliente permite às empresas serem mais assertivas nas suas decisões. Como a velocidade das informações estará muito maior, elas conseguirão diagnosticar problemas e assim agir sobre eles. Mudança de preço, logística e suporte, que antes levariam muito tempo de análise de dados e estudos, agora se tornam rápidas e eficientes para o empresário.

Esteja preparado para os dados

O potencial da Internet da Coisas gira em torno da quantidade de informação que pode ser gerada pelas pessoas. Mas para as empresas conseguirem ter acesso a esses dados, elas precisam captar esses dados e depois entendê-los.

Primeiro, as companhias precisarão desenvolver aplicativos e implantá-los em seus produtos para conseguir mensurar essas informações. Nos próximos anos, veremos produtos com sensores que identificam quanto tempo falta para manutenção do mesmo, outros que analisaram o gasto de energia, capacidade já utilizada, entre outros.

Segundo, além de ser capaz de captar os dados, é importante saber analisá-los. Por isso, veremos aplicativos capazes de analisar toda essa informação e fornecer soluções para as empresas agirem a tempo.

Antes víamos a Internet das Coisas como algo distante, como um futuro incerto, mas hoje é indiscutível sua presença na nossa vida. Com a velocidade das inovações tecnológicas, a tendência é vermos mudanças significativas nos próximos anos e por isso precisamos estar atentos a elas!

Fonte: Impacta (adaptado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário