2 de maio de 2016

As Influências da Internet das Coisas

Através da utilização das novas tecnologias, a internet deixa de conectar apenas as pessoas e passa também a conectar as coisas que nos rodeiam e ligá-las entre si, permitindo uma infinidade de usos e possibilidades. 


Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil




"É o que os estudiosos vêm chamando de quarta grande onda. A primeira foi o e-mail, seguido da web, os mobiles e, agora, a Internet das Coisas", explica o analista de infraestrutura do Ministério das Comunicações, Guilherme Corrêa.







Se formos utilizar exemplos, podemos imaginar uma conexão entre a cama do nosso quarto com o ar condicionado, no qual a mesma informa que a temperatura dela está acima do normal e envia um comando para o ar-condicionado, fazendo com que ele ligue e normalize a temperatura ambiente ou um cesto de lixo que indique ao agente de limpeza urbano que ele já está cheio e precisa ser recolhido?!

A inteligência desses dispositivos provem de transmissores embutidos neles que geram dados sobre as nossas rotinas, preferências, hábitos, dentre outros exemplos... E é esse trabalho de "interpretação" (que envolve muitos fundamentos matemáticos e estatísticos) uma das chaves para o sucesso e para o pleno desenvolvimento desse conceito, explica o analista do Ministério.


Fonte: Ministério das Comunicações (Adaptado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário